Relato do Tao Te Ching . Capítulo 70 . Aula de Tai Chi – 07/11/2015

65

“O Homem Sagrado se cobre com andrajos, abraçando um jade”.

(Cap. 70 Lao Tse).

     A leitura do capítulo 70 aproxima mais ainda o praticante iniciante da palavra do TAO porque afirma que a palavra é simples e fácil de ser compreendida. No entanto, a palavra dita por Lao Tse traduz um conhecimento profundo e sólido que representa  a síntese do conhecimento espiritual Taoísta..

     Talvez seja essa a razão pela qual muitos se afastam da palavra julgando que um conhecimento profundo não possa ser expressado com simplicidade, para ser verdadeiro precisa ser complexo, mas esse é o pensamento do ego e não o da não- compreensão que nos leva ao TAO. Essas pessoas,  equivocadamente estranham ao se depararem com a palavra fácil e natural do Caminho.

A quietude, a serenidade e o silêncio do vazio que se encontra na prática da meditação promove a compreensão da palavra simples do TAO. Poucos compreendem a palavra como disse o Prof. Tsai e os que compreendem carregam em si um jade dentro do coração.

       O homem que segue a palavra do Tao abraça um jade no coração e se veste como um camponês, com roupas simples, como falou o Prof. Tsai. Essa pessoa cultiva sentimentos puros e elevados não entrando em conflitos gerados pelo ego, pela ganância e pela competição.

11/11/2015   Eleonora Lucato
———————————————————————————————————–

 Possuir a Jade (virtude) dentro de si

Minhas palavras são muito fáceis de compreender e muito fáceis de praticar.

Mas no mundo inteiro poucos a conhecem e poucos a praticam.

Tudo o que Lao Tsé fala e ensina sobre o Tao tem fundamento, tem base sólida, mas poucos alcançam sua compreensão, assim como poucos se dispõem a seguir seu caminho (o Tao).

Então é exatamente por isso que o praticante do Tao usa “roupas simples” e se apresenta de forma humilde, mas no entanto possui um tesouro muito mais valioso, como uma Jade dentro de seu peito, que é o conhecimento do Tao.

E, tendo esse conhecimento, o praticante já não se importa nem mais com seu próprio nome, pois ele já compreendeu a verdadeira essência dentro de si, e sabe que esta está muito além dos nomes e das palavras.

10/11/2015   Paulo Ricardo

E-Mail: paulobonciani@hotmail.com

*Texto elaborado por aluno:Paulo Ricardo

http://www.centrotaoista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s