Relato do Tao Te Ching . Capítulo 60 . Aula de Tai Chi – 01/08/2015

60

TAO TE CHING

Capítulo 60 .  Governar um grande país 

Qual é o real significado do símbolo Yin-Yang? Como ele se movimenta? Com essas questões, o professor Tsai Shien Jong, do Centro Taoísta de Longevidade, deu início à primeira aula do mês de agosto. Salientou que dentro no ponto preto há o verdadeiro Yin; no ponto branco, o Yang. Com uma analogia com a pérola, o professor falou sobre o grão de areia inserido dentro de uma ostra – do incômodo nasce algo precioso.

“Quem não é praticante de energia não tem os olhos abertos para as verdades sobre o Yin-Yang; diante de tantas informações não consegue identificar o que é certo e o que é errado. O praticante, por sua vez, sabe que dentro do dinamismo há algo estático; dentro do que é estático há o dinamismo. Note as pessoas. Dentro das pessoas ruins pode haver bondade; dentro das pessoas bondosas pode haver maldade. Nada é absoluto”, afirmou.

Sobre os alunos que têm feito depoimentos, o professor comentou que tem notado uma melhora considerável – resultado, talvez, do ato de compartilhar a experiência; de buscar o equilíbrio existente na fluidez do TAO. “A prática é diferente da teoria; para o TAO fluir no corpo é necessário enxergar”, salienta.

No mundo da prática da energia, o que se faz é único; verdadeiramente peculiar – diferente do mundo material. “O praticante de energia tem a oportunidade de realizar algo verdadeiramente importante”, lembra o professor.

Sobre o capítulo 60, Governar um grande país…

Governar um país é como fritar um pequeno peixe. Não podemos mexer muito para não correr o risco de quebrá-lo; o preparo deve ser lento, delicado. O TAO indica que as leis não devem ser alteradas abruptamente – para não assustar e causar o caos. Deve-se  manter o equilíbrio, a tranquilidade.

Governar com o TAO afasta os fantasmas; o medo. Sem o TAO, mesmo as pessoas corretas não conseguem andar direito. Cria-se situações negativas. Com o TAO, o governante não machuca o povo. O homem ruim pode se tornar bom; não vai causar problemas.

A proposta de governar com o TAO é trazer o equilíbrio para a população; trazer a virtude – que é um produto do TAO. Retornar à raiz. Com o TAO, as melhores forças podem prosperar.

04/08/2015 Betânia da Silva Lins

E-Mail: betania.lins@printeccomunicacao.com.br

*Texto elaborado por aluna:Betânia da Silva Lins

http://www.centrotaoista.com.br

——————————————————————————————————————————–

Capitulo 60

Governar um grande País

VIVER MUITO BEM É COMO FRITAR UM PEQUENO PEIXE.

EM TODOS AS ATIVIDADES  DEVE-SE  ATUAR COMEDIDAMÊNTE DE FORMA A NÃO DESEQUILIBRAR AS ENERGIAS.

TODAS AS MUDANÇAS BRUSCAS CAUSAM GRANDES DESEQUILÍBRIOS.

O PRATICANTE DO TAO DEVE MANTER-SE SEMPRE CONECTADO, POIS,  QUALQUER TIPO DE EXCESSO CAUSA ALGUM DESEQUILíBRIO, APARECEM OS FANTASMAS.

SEM O TAO  OS FANTASMAS SE PROLIFERAM,  AS ENERGIAS SÃO PREJUDICADAS E O CAOS PODE SER INSTALADO.

COM O TAO O ORGANISMO NÃO É INVADIDO, NENHUMA ENERGIA BOA SE TORNARA RUIM

 E ALGUMA ENERGIA RUIM PODE SE TORNAR BOA.

05/08/2015 Benedito Breve

E-Mail: breve.b@gmail.com

*Texto elaborado por aluno: Benedito Breve

http://www.centrotaoista.com.br

————————————————————————————————————————–

Capítulo 60

Quando se governa um reino não se deve fazer muitas alterações (analogia ao fritar o peixe pequeno, onde na preparação não se pode ficar mexendo nele, pois ele pode desarranjar). Assim, num governo quanto mais você interfere, cria leis em excesso, se intromete, mais se afasta do caminho e mais surgem problemas.

Fala-se também de que ao governar( usando os ensinamentos do parágrafo acima), as ilusões, problemas, espectros  não surtem efeitos para quem está conectado. Ou seja, referindo-se à meditação, o professor mostra em que quando se está meditando, deve-se procurar focar no Tan-tien, ser natural, não controlador, não criterioso, não interferir e apenas deixar ir naturalmente, daí as ilusões da mente não surtirão efeitos. Levando sempre em consideração a constância na prática.

Outro ponto mostrado neste capítulo, é que num governo que apresente irregularidades, o seguidor do Tao não é afetado, pois o Tao dá sustento, o Tao te livra de problemas.

Pra entender melhor e ligar esses ensinamentos, deve-se perceber que quando se fala em meditação, governo ou qualquer outra face da vida humana, deve-se ter em mente que tais faces são regidas pelos mesmos princípios do Tao; esses preciosos ensinamentos são universais, abrangem todas as dimensões da vida humana, para dar um exemplo: governar um reino equivale a governar a si próprio. O Tao tudo permeia.

04/08/2015 Henrique Decimus

E-Mail: henriquethaicenter@gmail.com

*Texto elaborado por aluno: Henrique Decimus

http://www.centrotaoista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s