Relato do Tao Te Ching . Capítulo 59 . Aula de Tai Chi – 25/07/2015

59

TAO TE CHING Capítulo 59 . Longevidade

Uma parte importante na transmissão do conhecimento do TAO é o conceito de comedimento. Nele reside um comportamento baseado no uso racional da energia; um “ser econômico” que não está associado à mesquinharia, mas à sabedoria do “usar corretamente a energia”.  Essa forma de agir é decorrente do cultivo da virtude. Ao agir de forma correta – refletindo antes de cada ação – e ao se pautar por atitudes corretas, o praticante de energia vai acumulando virtude.

O professor Tsai associa esse comportamento “poupador” à mudança de energia. Com mais energia e virtude é possível mudar a frequência. Um exemplo é a saúde. Quando falamos sobre a nossa saúde de forma positiva – mesmo quando estamos descrevendo problemas – estamos alterando a frequência, adotando uma postura corajosa e otimista. A frequência doentia, então, desaparece.

O capítulo lembra que a reflexão diária é um exercício importante para o seguidor do TAO. Além disso, é essencial compartilhar. A vibração positiva deve ser compartilhada exatamente para que o praticante possa viver a experiência do “dar e receber”. Mas, como saber qual é o limite desse comportamento? Como ser econômico com a energia e, ao mesmo tempo, compartilhá-la? Exatamente porque o TAO é “isso e aquilo”, não “isso ou aquilo”. O comportamento não deve ser excludente. Vale lembrar que ser econômico, significa dosar – não negar!

O capítulo defende que para alcançar a paz, o governante deve se precaver e fazer coisas certas. O cultivo das qualidades leva à constância; a constância leva à longevidade. Lao-Tsé nos fala sobre a construção de um caule forte – a fruta que não possui um caule firme… cai. A fruta que está fortemente agarrada à mãe, desfruta de uma raiz forte; é nutrida adequadamente e constantemente. Uma linda analogia ao treino de energia; ao retornar à raiz.

“A longevidade é conquistada com constância e somente se consegue a longevidade se olharmos para a raiz. Olhar para dentro de si é se conectar com o universo”, ressalta o professor.

30/07/2015 Betânia da Silva Lins

E-Mail: betania.lins@printeccomunicacao.com.br

*Texto elaborado por aluna:Betânia da Silva Lins

http://www.centrotaoista.com.br

——————————————————————————————————————————–

Longevidade

Este capítulo do Tao Te Ching nos ensina que devemos saber dosar o desgaste de nossa energia

Quando praticamos o Tao devemos ser econômicos, ou seja, devemos ser literalmente “pão duros” quando se trata de nossa energia, pois ela é limitada e não é tão simples de reestabelecer.

Segundo Lao Tsé, saber economizar nossa energia denomina-se “saber se preparar”. Devemos saber nos preparar para propiciar o acúmulo de energia, de “virtude”.

Acumular virtude é ser econômico.

Segundo a interpretação deste capítulo, devemos fazer os treinos de forma correta e passo a passo, para que possamos acumular a virtude de forma apropriada.

Note-se que este capítulo tem estreita relação com os capítulos anteriores, pois um governo também deve ser econômico se quiser administrar da melhor forma seu país, estado ou cidade.

O governo que tem essa qualidade funciona da mesma forma como funciona com a saúde. Ou seja, quando se sabe ser econômico, a saúde o governo e tudo mais na vida dura mais, tem mais longevidade.

Quando somos econômicos temos um “caule” mais forte. Este “caule” mais forte, esta energia acumulada, dentro do ensinamento taoísta é conhecido como a “mãe”.

Saber olhar esta raiz (visualizar o ponto Tan Tien), saber cuidar dela constantemente, segundo Lao Tsé, é o primeiro passo para acumular a virtude e saber se conectar com o universo.

Segundo observa o Prof. Tsai, quem está praticando o Tao e o treino de energia tem que estar bem atento a isso e tem que saber se regular corretamente.  Tem que saber se vigiar e se observar para compreender corretamente como está sua energia para saber como dosá-la e controlá-la de forma eficaz.

30/07/2015   Paulo Ricardo

E-Mail: paulobonciani@hotmail.com

*Texto elaborado por aluno:Paulo Ricardo

http://www.centrotaoista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s