A dinâmica após a aula de Tai Chi no dia 04/07/2015

liupailin

Dinâmica da Aula 04/07:

Foi a vez de Kinjiro ser o capitão.

Kinjiro começa contando a sua história: diferente da grande maioria da turma que chegou ao Centro Taoista à procura de tratamento para saúde,
Kinjiro conheceu Prof. Tsai numa excursão para a China.

Explica que uma das coisas que mais chamou a sua atenção foi que durante as longas caminhadas do passeio, nos intervalos de descanso, ou paradas percebia que Prof. realizava uma série de exercícios. Por curiosidade,  se aproximou do Prof. e perguntou qual era o significado dos movimentos?

Prof. Tsai respondeu que eram apenas simples exercícios para Energia.

Kinjiro se interessou pelos exercícios e prestou muita atenção aos movimentos e, após a orientação, praticou a série. Não sentia cansaço mas, pensou com ele mesmo: deve ter benefícios, se é para o bem, por quê fazer não fazer, não é?

Ficou muito surpreso com o resultado: a subida na montanha de Wudang foi muito tranquila! É uma grande subida e tem degraus a perder de vista!

Como pode? Percebeu lá do topo da montanha que alguns do grupo da excursão, precisaram parar por algumas vezes para descansar antes de retomar a subida e outros que mal conseguiram completar o trajeto. Kinjiro chegou lá no alto e lembrou: os exercícios de energia funcionam!

Desde aquele dia, Kinjiro se tornou um aluno assíduo há quase 7 anos. Com o sorriso estampado no rosto sente que sua saúde e disposição melhoraram muito. Mantém a constância da prática do Tai Chi e Meditação para não perder o que divinamente ganhou ao longo deste período.

“Vamos levantar e aprender?”

Todos se levantaram animados.

É o exercício da “chaleira” – é revigorante e pode ser comparado ao exemplo de recarregar a bateria de um carro:

  • Junte os pés e deposite todo o peso na sola dos pés
  • mãos paralelas ao lado do corpo
  • dobre levemente os joelhos e mantenha o alinhamento
  • faça movimento de subida, juntando o polegar com o dedo médio (como se estivesse segurando a alça de uma chaleira bem quente) e simultaneamente agarre o chão com os pés e tente aproximar o osso sacro com o tan tien
  • permaneça 3 segundos
  • e desça soltando os dedos da mãos e os pés retornando à posição dos pés paralelos.
  • Opcional: vc pode praticar este exercício em movimento, andando. No começo é difícil coordenar os movimentos dos braços e das pernas mas, aos poucos, ficará mais fácil.
  • ao finalizar recolha e engula a saliva encaminhando-a ao tan tíen
  • Observação importante: faça movimentos leves e devagar (séries de 09 no início e progressivamente de 18, 27 e 36).

Kinjiro ajudou a revisar o exercício do remo ( para despertar o corpo e ativar a disposição.)

  • sentado no chão ou colchão, simule como se estivesse praticando remo, prestando antenção nos detalhes
  • pernas esticadas, queixo enconstado no peito
  • estique os braços em direção aos pés
  • gire os braços como se fosse trazer os remos em sua direção
  • quando as mãos alcançarem o tórax
  • levante a cabeça e jogue as mãos para cima e, imediatamente tente alcançar as solas dos pés (com a prática aos poucos, você alcança)
  • repita o movimento devagar e aos poucos o seu corpo se sentirá mais “acordado”.
  • para finalizar, permaneça sentado e gire os pés 9 vezes para dentro, 09 vezes para fora, coloque as mãos em forma de concha para o movimento de “tapotagem”: 09 batidas das mãos sobre os joelhos, 09 nas laterais internas dos joelhos, 09 nas laterais externas dos joelhos, repetir a tapotagem 09x nas costas nas alturas dos rins. No final, coloque as palmas das mãos em contato com as costas na altura dos rins e faça a massagem deslizando os dedos em movimento descendente até cóccix (9x).

Kinjiro acrescenta: “São os melhores exercícios para começar bem o dia com a carga total !”

Muita gratidão de todos os colegas do Tao Kinjiro! Muito obrigado por compartilhar estas jóias!

17/07/2015   Marcela Kwong

E-Mail: marcela_kwong@uol.com.br

http://www.centrotaoista.com.br

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