Integração após aula de Tai Chi no dia 30 de Maio de 2015…

intergracao01

 INTEGRAÇÃO entre os alunos após a aula de 30/05/2015

Boa noite Tsai! Depois que você instituiu as dinâmicas, não parei mais de ensinar… interessante ! Estou gostando muito disto!

Parabéns ao Paulo que descreveu muito bem o capítulo 54! Obrigada à Eleonora pelo complemento da 4ª dinâmica!

Neste feriado apliquei o capítulo 54 ! Descrevo a experiência que afortunadamente vivi e vou compartilhar com vocês os benefícios que o momento propiciou.

Durante a leitura, perceberão a comprovação viva de que ensinar o caminho certo para a auto-reconstrução pode ajudar na regeneração de atitudes e comportamento de uma pessoa, família, comunidade, cidade, estado, país, continente e o mundo!

Tive a oportunidade de receber minha família para um almoço neste feriado.

Após o almoço, um dos sobrinhos manifestou o interesse em aprender um pouco de Tai Chi  com a finalidade de melhorias nos estudos e na saúde.

Ensinei os 10 exercícios celestiais e obedeceu a sequência.   Comentei que praticando os exercícios com constância trará muitos benefícios para sua saúde, longevidade, sono reparador e bem-estar.

Uma coisa que chamou a atenção foram a cor amarelada nos olhos e as bolinhas (alergia) nas dobras dos braços. Falei para ele que deve cuidar melhor dos olhos e do fígado, assistindo menos TV e diminuir o uso do computador.

Minha cunhada surpresa falou: “Sim, é verdade! Está com uma alteração nas enzimas do fígado! E ele precisa diminuir o uso do computador!”

Foi quando comentei: “nosso corpo dão os sinais do desequilibrio energético e se não fizer algo para melhorar, quando chegar aos 20 anos sua idade energética estará muito avançada em relação ao corpo físico. Você aparenta jovem mas, por dentro pode estar bem estragadinho”.

Me perguntou: “Como vc sabe tia ?” “Basta olhar para você mesmo. Veja para você! Não é saudável se expor a tanta energia eletromagnética. Através do excesso de exposição dos olhos aos meios eletrônicos, desequlibrou o fígado que tem o papel de eliminar as toxinas. O cansaço dos olhos está se manifestando alterando as enzimas do fígado e que fez eclodir estas erosões na sua pele. Diminua o uso do computador e você verá que estas lesões desaparecerão sem o uso de remédios. Confie no que vou te explicar.

Preste atenção nas entradas e saídas de energia. Cada sentido está associado a um órgão vital importante:

  • Olhos > Fígado
  • Nariz > Pulmão
  • Ouvidos > Rins
  • Boca > Baço
  • Tato > as mãos são antenas de captação de energia  

Se você evitar excessos, seus órgãos trabalharão melhor, sua saúde melhora e sua energia será poupada e aumentada aos poucos.

O meu sobrinho me perguntou: “como eu posso fazer para ganhar mais energia, tia?”

Propus: “Vamos fazer o abraço de árvore”.

Alguns segundos depois da postura, reclamou que a coxa estava muito dolorida e as pernas trêmulas.

Expliquei que o exercício é simples mas, não mente! Demonstra exatamente o nível energético, interessante  não é?

Repetimos a postura e recomendei não deixar se dispersar com pensamentos. Ensinei a recolher e manter o foco no Tan Tien.

Conseguiu permanecer por mais alguns minutos.

A seguir todos pediram para repetir a postura: os 3 sobrinhos, meu irmão, minha cunhada e meu marido.

Exceto a pequena de 04 anos, todos surpresos  com a constatação de que estão com a base fraca que está associada aos rins.

Ensinei o exercício do equilíbrio e avisei ao meu irmão que a postura pode ajudar nos problemas de labirintite e ficou surpreso que em menos de 20 segundos ficou com um pouco de tontura.

O ideal é aumentar o tempo de permanência gradativamente até atingir 1 minuto para cada perna e repetir sempre que necessário.

Repassamos os exercícios. Senti que estão interessados.

Reforcei que a constância é importante para alcançar o equilíbrio energético.

Mais tarde, nos reunimos em 2 grupos e brincamos com jogos que há tempos esquecemos: JENGA e o CARA A CARA. Foi muito divertido!

Na despedida reforcei o recado aos sobrinhos: “diminua o uso do computador para 1h por dia, leia mais, desenhe, jogue com brinquedos que trabalham mais o raciocínio e estratégias para manter o seu cérebro jovem como você! Faça os exercícios que ensinei todos os dias!”

Foi uma tarde muito agradável de compartilhar o conhecimento que ricamente aprendi no Centro Taoista com Prof. Tsai. Sou muito grata!

Adorei a minha Quinta-feira. Momentos felizes com a família é simplesmente Priceless!

05/06/2015   Marcela Kwong

E-Mail: marcela_kwong@uol.com.br

http://www.centrotaoista.com.br

——————————————————————————————————————-

O momento de integração e compartilhamento foi conduzido pelo aluno Benedito .Ele iniciou direcionando a meditação com calma e clareza.  Tive uma sensação muito boa, um sentimento de “fazer parte”. Após a meditação,a Marcela complementou mediando as nossas posturas e colocações.  Kinjiro  nos mostrou um movimento circular que ele faz antecedendo a meditação e que agradou a todos ,porque tudo que é colocado são elementos facilitadores da prática. Todos interagiram e a Marcela repetiu a.  pedido nosso, o exercício do equilíbrio e do poço ,que beneficiou a todos.

O fato da Marcela ter postado o que aconteceu nas aulas foi maravilhoso porque evita o esquecimento de detalhes fundamentais.

O Prof .Tsai oportunizou ao grupo uma vivência muito rica e que vai alavancar nossa prática. Sou muito grata ao Prof. Tsai, a Marcela e a todos os alunos. Sou grata.

01/06/2015   Eleonora Lucato
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s