Integração após aula de Tai Chi no dia 09,16 e 23 de Maio de 2015…

6186bambu4-florais

Quero compartilhar também sobre as lições de consciência e resgate de valores que aprendemos nas aulas dos dias 09, 16/05 de 23/05/2015.

Prof. Tsai incentivou o grupo permanecer durante a meia hora final da aula com a finalidade de promover a integração entre os alunos. Nos despedimos das pessoas assim que aula termina e, pouco nos permitimos um tempo para estreitar os laços que nos une por um ideal comum:  longevidade e saúde.  Esta proposta foi genial para estreitar os laços de convivência entre a turma. A dinâmica é: ao final da aula, um discípulo se candidata a ser o capitão e por meia-hora expõe um tema a seu gosto: seja uma dica, vivência, depoimento ou revisão de exercícios.

Fui a 1ª capitã a inaugurar a dinâmica e compartilhei a minha história de como cheguei ao Centro Taoísta e dicas de bem-estar. Comecei em 2003 como aluna de mandarim e frequentei algumas aulas de Tai Chi mas, na ocasião, acabei abandonando devido ao trabalho e movida pelo sonho de alcançar metas para uma posição melhor no trabalho, proporcionar conforto à família. É a loucura de perseguir os bens materiais –  falso “status”. Suportei e carreguei todo o  “peso” que conseguisse suportar nas costas mas, disparei uma bomba-relógio que explodiu com a minha saúde (o depoimento está no mural). Alcancei o que eu queria mas, acabada! E dinheiro nenhum compra saúde de volta!

Com a ajuda do Prof Tsai, eu e os colegas, aprendemos que não é necessário correr atrás das coisas, elas acontecem!  Somos testemunhas vivas da comprovação de que o TAO nos proporciona absolutamente tudo e somente o que é necessário no tempo certo!

A seguir um resumo das oficinas que “capitaneamos”:

1ª Dinâmica 09/05/2015 – Compartilhei dicas para começar bem o dia:

  • Beber um copo d´agua morna em jejum diariamente para hidratar os tecidos e desintoxicar.  Alimentar-se depois de 15/20 minutos.
  • Nunca sair de casa sem a primeira refeição (combustível).
  • Manter o bom humor: a água morna permite regular também o funcionamento do intestino que está associado ao bom humor – o contrário do estar “enfezado – mal humorado”.  Faz sentido?
  • Disciplina e constância: praticar Tai Chi diariamente mesmo que seja apenas o básico.
  • Exercício do equilíbrio: ficar de pé sobre 1 das pernas e de olhos fechados. Os Iniciantes devem começar com os olhos abertos e aos poucos, aumentar a elevação da perna que será dobrada  até atingir um ângulo de 90 graus. Quando se sentir confiante, tentar fechar os olhos e  procurar manter-se na  mesma posição por 1 a 2 minutos. Após, repetir com a outra perna. Este exercício é ótimo para promover o equilíbrio, concentração, imunidade, auto-confiânça e reenergizante.

2ª Dinâmica 16/05/2015 – a capitã Betânia ajudou a  revisar os exercícios de fortalecimento de coluna, remo e poço. Foi uma revisão muito divertida. Kinjiro e ajudou a complementar e corrigir o exercício do remo. A turma participou animadamente da revisão.  Precisamos repetir mais vezes.

3ª Dinâmica 23/06/2015 – a capitã Luiza descreveu a sua história/trajetória. Impressionou a todos pela força de vontade e pelo depoimento de como chegou ao Centro Taoísta.

A experiência das dinâmicas é formidável porque agregou um grande valor: a amizade – que é uma das formas de “preservar a Mãe”:

Em complemento ao capítulo 52, compartilho “Preservar a mãe”  é semear, manter e cultivar a “Mãe” em todos aspectos, seja:

– Convívio Social e familiar: preservar laços de famílias e de amizade é uma arte! Hoje os relacionamentos pessoais estão sendo substituídos pelos recursos de tecnologia: mobiles, smartphones. As pessoas mal se falam, estão apenas teclando. Ame mais sua família e amigos, abrace-os e sempre elogie e incentive seus filhos, familiares e amigos a amadurecer de forma natural sem interferir ou preservá-los de sofrimentos. Porque evoluir faz parte da nossa existência. Orientar o filho é a obrigação da mãe e a caminhada harmoniosa é seu dever de filho com respeito à Mãe. Nem sempre será suave mas, as situações e resultados durante a travessia serão lições aprendidas para que se torne uma pessoa cada vez melhor.

– Natureza: parar com o extrativismo.  O ser humano extrai, subtrai da natureza sem reposição levando à escassez, degradação, erosão e extinção… tudo se torna escasso um dia. O nosso obrigação de filho é ter consciência de que os recursos naturais devem ser consumidos com ecoeficiência! Preservar e manter estes recursos à nossa disposição devemos plantar, consumir sem desperdiçar.

– Saúde: preserve os seus sentidos que são os seus portais de energia. São eles: olhos, nariz, orelhas, e boca. A quietude e sossego valem ouro. Cuidado com os excessos! Respeite-se e permita-se! Você é o que é pelo que fala, vê, ouve e come!

Palavras e pensamentos positivos promovem mudanças significativas em sua vida e na vida de outras pessoas com as quais você convive neste planeta. Com o tempo, você comprovará que coração puro, bom e sincero se somará aos corações semelhantes! Juntos se manterão UNO ao TAO para preservar a Mãe!

30/05/2015   Marcela Kwong

E-Mail: marcela_kwong@uol.com.br

Depoimento do meu  tratamento com Prof. Tsai:

http://www.centrotaoista.com.br/depoimentos-tai-chi-meditacao-chi-kung/item/155-h%C3%A9rnia-discal-na-lombar-quedas-de-cabelos-unhas-quebradi%C3%A7as-p%C3%A9s-e-m%C3%A3os-gelados-e-etc

http://www.centrotaoista.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s