Relato do Tao Te Ching . Capítulo 52 . Aula de Tai Chi – 16/05/2015

52

Proteger a mãe

Antes de abordar propriamente o capítulo 52, o professor Tsai enfatizou que as culturas mais antigas associavam a natureza como a grande mãe. Ou seja, a relação homem-natureza era de mãe e filho. Essa noção foi substituída pela cultura predatória, na qual o homem deve ser o explorador que submete a natureza ao seu bel-prazer.

No capítulo “Proteger a mãe”, Lao-Tse nos fala de uma relação de profunda harmonia e respeito; defende a importância de resguardar a mãe. Dessa forma, resguardamos o que é natural. Temos a mãe, mas devemos aprender a ser filhos. Lao Tsé fala que o início emergiu do TAO e todas as coisas que dele fluíram à ele retornam. Para encontrar essa origem é necessário reconhecer no TAO as manifestações maternas.

Em uma analogia com o treino de energia, reconhecer e resguardar a mãe (natureza) nos permite tonificar o corpo; voltar ao natural. O contrário – destruir a mãe natureza – causa a nossa própria destruição; construímos o nosso próprio sofrimento.

O capítulo nos fala da importância de fechar os orifícios do corpo; ao fechar essas “portas” que nos fazem perder energia, a vida fluirá com mais equilíbrio. Se não fecharmos essas portas, comprometemos nossa vida. Quanto mais se busca, mais perdido se fica. Falar demais, ouvir demais, ver demais…aumentar os estímulos causa dispersão de energia; perda de foco. Congestionar a mente e o coração não é uma boa prática. E como ter clareza?

Tsai defende que proteger a mãe é visualizar detalhes, alcançar a clareza, ter suavidade e se fortalecer. A conexão com a luz afasta energias negativas, desastres. A integração com a natureza nos faz mudar a frequência de energia… E, quando a energia muda, a vida muda. Curvar-se diante da natureza é obter força.

O professor Tsai ressalta que não se trata de filosofia. “A filosofia é algo que se pensa a respeito de alguma coisa; algo repleto de sintomas envoltos em pensamentos. A energia é um estado concreto. E para atingir essa energia é necessário ter constância”, afirma.

18/05/2015 Betânia da Silva Lins

E-Mail: betania.lins@printeccomunicacao.com.br

*Texto elaborado por aluna:Betânia da Silva Lins

http://www.centrotaoista.com.br

Anúncios

2 comentários sobre “Relato do Tao Te Ching . Capítulo 52 . Aula de Tai Chi – 16/05/2015

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s