Relato do Tao Te Ching capitulo 44 – aula de Tai Chi no dia 14/03/2015

cap 44

Capitulo 44- Saber parar e refletir para tomar a decisão correta

Fama ou Conheça a ti mesmo: Qual é mais importante ?

Vida ou riqueza material: O que é mais precioso?

Ganho ou Perda: O que é mais doloroso?

Quem é muito apegado as coisas vai sofrer mais

Aquele que acumula muitas riquezas, sofre mais perdas

Homem feliz nunca está preocupado

Quem sabe parar nunca vai se encontrar em apuros

Sempre vai permanecer calmo e seguro.

Este capítulo é extremamente importante, principalmente nos dias atuais pois vivemos em sociedade  de  consumo exagerado onde as pessoas dão mais valor a aparência externa ( compras,   academias,  carros caríssimos, casas exuberantes, roupas de moda, etc )  descuidando do interior do ser humano (conhecer a si próprio,  descobrir através da meditação a energia que nos mantém vivo, praticar Tai Chi e ler  os ensinamentos do Lao Tse).

Este capítulo é uma advertência , um alerta no nosso dia a dia para não cairmos na armadilha da sociedade extremamente materialista, a conscientização de não desejar além do necessário acho muito importante, para isso o melhor caminho é sentar na calma e apreciar a beleza  já existente no nosso interior e na natureza.

Enquanto os modelos tradicionais de desenvolvimento têm como objetivo primordial o crescimento econômico, o conceito de FIB-Felicidade Interna Bruta do Butão baseia-se no principio de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade humana surge quando o desenvolvimento espiritual e o desenvolvimento material são simultâneos,  assim se complementando e reforçando mutuamente conforme conceito de ying e yang.

19/03/2015  Joji Toyama
E-Mail:jtoyama3@gmail.com
*Texto elaborado por aluno: Joji Toyama
_____________________________________________________________________

Capítulo 44.  ” Saber Parar”

Com esta expressão o Prof Tsai iniciou o estudo sobre o capítulo 44 do Tao, exemplificando com sua própria trajetória de vida, o real significado do “saber parar”.
Optar entre a fama ou o corpo, o corpo ou a riqueza, ganhar ou perder, é o que faz diferença entre escolher o que é essencial para a vida e o que não é.  O nome, a fama, as riquezas materiais acumuladas se esgotam rapidamente,assim como a energia que é usada nesse processo de ganhar e perder.
O corpo é valioso ,porque com saúde e disposição alcançamos a longevidade.  O Tao diz “Quem sabe se contentar,não se humilha”. Aos olhos de uma sociedade capitalista, competitiva e imediatista, a fama e a riqueza são muito desejadas pela humanidade,mas quem escolhe outro caminho, o do corpo, sente -se bem consigo mesmo, em paz, não se humilha, porque sabe que assim viverá bem e longamente.
Chamou minha atenção, a convicção do Prof Tsai em não escolher o caminho do excesso de acúmulos materiais e da fama, contrariando a visão de outros parentes e amigos, fortalecendo essa convicção a cada vivência no caminho do Tao.
16/03/2015   Eleonora Lucato e Iracema Ioco KIkuchi Umeda
*Texto elaborado por Eleonora Lucato e Iracema Ioco KIkuchi Umeda
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s