Relato do Tao Te Ching capitulo 36 – aula de Tai Chi no dia 22/11/2014

taopeixe

Na primeira parte do capítulo, Lao Tse mostra que “para enfraquecer, deve primeiro engrandecer”. Em outras palavras, quando se está em um nível bom, nível onde nota-se uma evolução, um estágio superior ao anterior, muitas vezes achamo-nos muito bem, exaltamo-nos, com isso acaba-se por supervalorizar a si próprio e, consequentemente, há um retrocesso. Pois supervalorizando-nos, nos desequilibramos(por achar que podemos muito) e perdemos o que conquistamos. Seja um estado de melhora em saúde, melhora em uma condição financeira ou para qualquer campo da vida.

Outra passagem brilhante do capítulo é “O suave e fraco vencem o rígido e forte”,  que faz lembrar o tão falado ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Ou seja, fica claro a importância da constância. Nos é mostrado que com a persistência venceremos o que nos parece forte ou rígido.

Por fim, parece que Lao Tse une as duas essências passadas nessas duas partes, com a seguinte ideia – O peixe só pode viver em suas águas –. Onde passa o possível entendimento que, no caminho do treino de energia, da meditação, deve-se ser constante, evitar abusos, com isso há uma trilha que vai nos guiando, algo que não percebemos, mas possui uma trajetória, como o peixe que vive em seu lago.

Olá professor, aqui está o comentário sobre o capítulo, espero que possa ajudar o pessoal.

Foi promissor pra mim poder montar esse comentário

Até a próxima aula, boa semana

24/11/2014 José Henrique.

E-Mail: henriquethaicenter@gmail.com

*Texto elaborado por aluno:José Henrique.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s