Relato sobre Capítulo 22 “Abraçar o uno” do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 24/05/2014

medita01

Para os praticantes da escola taoísta, pode-se entender deste capítulo que novamente Lao Tze fala da importância da meditação, de treinar a energia no tan tien. O “uno” se refere a um lugar que existe mas não se pode ver direito; ora está claro, ora está obscuro.

O verdadeiro sábio obtém a virtude com muito pouco, abraçando o uno (= nutrindo a mãe) e a grande maioria de nós se perde com a abundância do finito. O sábio cultiva a humildade e da humildade atinge a plenitude, abraçando o uno. Professor Tsai nos orienta na meditação a importância de se recolher os sentidos, a visão, a audição, o olfato, a sensação, para podermos atingir a energia pré-natal.

Estes conhecimentos já eram sabidos desde a antiguidade.

Devemos cultivar a humildade; aprender a ceder, se libertar das necessidades terrenas da matéria; só assim, conseguiremos atingir o “uno” na sua totalidade. O treino dos exercícios de Tui Sou (Pushing Hands)  em pares oferece o primeiro passo no aprendizado do “ceder-se ao outro” e têm-se mostrado muito efetivo nesse sentido, pois revela certos bloqueios energéticos que sozinho, muitas vezes a pessoa não é capaz de perceber. Na vida diária, ora temos o papel de ceder e ora temos o papel de conduzir: esses papéis desempenhados de forma tranquila e equilibrada nos proporciona um ambiente familiar, social e de trabalho muito mais fácil e agradável de conviver.

Iracema Ioco Kikuchi Umeda

E-Mail: iikumeda@hotmail.com

 

*Texto elaborado pela aluna Iracema Ioco Kikuchi Umeda.

P1050166

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s