Relato sobre Capítulo 21 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 17/05/2014

pakuaRelato sobre o capítulo 21 do Livro de Lao-tse (Tao Te King)

No capítulo XXI, Lao Tse mostra que o Tao, melhor dizendo, o caminho a ser seguido é simples ( não tem segredo) , porém deve ser seguido com dedicação. Essa dedicação é clara no sentido de que é apenas com ela que se chega a um determinado objetivo, ao passo que em uma situação que exija dedicação você não tem garantias( para o que quer que seja a ser seu objetivo); ou seja, há insegurança associada a esta falta de garantia. O que é normal em situações em que a dedicação é exigida. Em outras palavras,  em uma busca por uma vida feliz, liberta, saudável, etc , com a prática do Tao, seria a dedicação uma garantia de sucesso em sua prática.  Lembrando que a dedicação é por si só uma virtude.

O autor mostra ainda que o Tao mesmo sendo um caminho que exija dedicação e, como em uma tradução do livro explica-o como sendo “ofuscado”,  aponta que a prática ainda assim apresenta indícios ou imagens, essas que podem orientar-nos.

Por fim, em síntese, mesmo sendo ofuscado e que exija dedicação, a reposta( ou a verdade) está na essência do Tao , no Tan Tian, ou no vazio (tranquilidade) que a prática proporciona.

 

22/05/2014 José Henrique

E-Mail: henriquethaicenter@gmail.com
*Texto elaborado por aluno:José Henrique
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s