Relato sobre Capítulo 20 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 10/05/2014

cap20Capítulo 20 – Alimentar “a mãe”

 

(aula do dia 10/05/2014)

Este capítulo fortalece a importância da prática da meditação.

Enquanto a maioria dos homens necessita preencher o seu dia-a-dia com o prazeres materiais, Lao Tse valoriza a reclusão, a quietude, a permanência no “nada”, alimentando a “mãe”. Para conseguir a verdadeira paz devemos buscar a simplicidade e a pureza.

 

Uma das únicas formas de conseguir esta sensação de pleno bem estar é o alimento da nossa “mãe”, na região do tan tien (3 dedos abaixo do umbigo). Nesta região está a nossa essência e foi de lá que fomos nutridos na fase pré-natal.  Após o nascimento, conforme fomos crescendo e estimulados pelos bens e confortos materiais, fomos perdendo a nossa energia vital e vivendo apenas na energia pós-natal, que necessita ser nutrida pelos estímulos materiais. Fomos esquecendo a nossa essência divina e cada vez mais tornando mais matéria (cada vez mais nos tornando em energia mais densa) e mais necessitados de mais e mais prazeres palpáveis.

O estresse da vida atribulada, as preocupações, as inseguranças relacionados aos bens materiais nos levam à perda de energia. Os estímulos visuais são as principais fontes de perda de energia e da saúde física.

Com o treinamento de energia (como a postura de abraço da árvore e exercícios de tai chi) e principalmente da prática da meditação buscamos a conecção energética com a natureza e alimentar a nossa mãe-geradora, que é pura energia e nossa essência. Com a constância nos treinamentos de meditação devemos sentir a respiração abdominal (na região do tan tien) ao invés da pulmonar e a conecção energética entre o céu e a terra. Com isso, poderemos obter os benefícios da meditação: a sensação de bem-estar, tranquilidade, reparação de cansaço, equilíbrio físico e emocional, e num estágio mais avançado, usufruir as “maravilhas”, a plenitude.

Confeço que a qualidade de minha meditação ainda é bem precária, porém com a prática diária dos exercícios de abraço de árvore e passos de tai chi, posso observar um discernimento melhor para tomada de decisões, diminuição de ansiedade, melhora na recuperação da saúde física e uma confiança cada vez maior que este é o caminho correto a ser trilhado.

14/05/2014   Iracema Ioco Kikuchi Umeda.
E-Mail: iikumeda@hotmail.com
*Texto elaborado por aluna:Iracema Ioco Kikuchi Umeda

___________________________________________________________________

 

Prof.  Tsai, fiz um resumo sobre a aula para complementar com o da Iracema. obrigada!

 

Neste capítulo Lao Tzé  nos recomenda a mantermos  nossa essência e tranquilidade cultivando-a tal como um bebê na barriga da mãe.
Preservar a energia pré-natal é o objetivo!
O mundo em que vivemos hoje esta sem freio de consumismo, luxuria, inveja … males que são o reflexo do materialismo.
O desejo de possuir ou fazer algo que desperta desejos e tem seus reflexos pouco saudáveis.  As pessoas são movidas pela ilusão de status social e esta falta de sossego provoca choques de 1000 Volts no coração e na mente.
Uma sociedade sem tranqüilidade e equilíbrio provoca e incentiva a disputa entre as pessoas , o que as impede de viver em paz e consequentemente destruindo a saúde. Uma das formas de sossegar o coração e alcançar a longevidade é praticar meditação.
Manter a pratica diária da meditação é cultivar a essência de um bebê nutrido no ventre da mãe. Neste estado receptivo, a energia do crescimento de forma lenta e contínua garante o desenvolvimento saudável de uma criânça e paz de espirito em todos os sentidos!
Todo ser humano é responsável pelas suas escolhas e colhe o que planta. Escolha viver bem, para o seu bem-estar com bônus grátis de saúde e corrigida com juros !
08/05/2014   Marcela Kwong
*Texto elaborado por aluna:Marcela Kwong

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s