Relato sobre Capítulo 19 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 03/05/2014

laotzu

Capítulo 19 do Tao Te Ching
O capítulo 19 fala sobre a perda da essência humana atualmente.
Lao Tzu diz que todas as leis e burocracias, marketing, avanços tecnológicos provocam um efeito contrário no ser humano, ou seja, o que era para aprimorar o homem facilitando suas atividades ao longo de sua vida, na verdade o tornou escravo de suas criações. As doenças do século XXI são consequências do consumo exarcebado e imediatismo.
Ele menciona também que por conta destes fatores, muitas confusões surgiram. Afinal, a desigualdade social e financeira entre as pessoas é exorbitante. Há muitos lançamentos no mercado tais como celulares, TVs, computadores e entre outras coisas que despertam o desejo de consumo, dando a ilusão de que a felicidade é possuir um item de última geração. Desta forma, muitos roubos e atos de violência acontecem. Assim, Lao Tzu acredita firmemente que se nada disso existisse, toda a sociedade humana estaria vivendo de forma simples e em paz porque não haveria o que e porquê disputar. Infelizmente, não dá para pegar tudo o que o homem construiu e jogar fora, portanto, uma alternativa para restabelecer a paz humana é reencontrá-la através da meditação.
A partir do momento em que o homem estabelece a ligação energética com a natureza, este adquire uma paz interior que transmite calma tanto a ele mesmo como as pessoas que vivem ao seu redor. Porém, só que uma pequena parte da população conhece a verdadeira essência da meditação, ou seja, como fazer corretamente. Porque muitas vezes, as pessoas acham que estão fazendo certo, mas na verdade estão prejudicando a si mesmas e danificando sua própria saúde.
Enfim, Lao Tzu cita que o tronco de uma árvore na sua forma original comparada à madeira esculpida têm uma grande diferença: a madeira modelada apenas possui formato e design mas, sem vida. A forma natural tem essência porque suas raízes firmes absorvem a água e nutrientes da terra suficientes para sustentar o tronco nutrindo seus galhos, folhas, flores e frutos que por sua vez, são fortificados energia solar.
Eu me identifiquei muito com o Tao Te Ching! O ciclo da natureza por si só é simples e perfeita ! A vida pode ser simples, saudável e longa!
Durante o aprendizado, eu percebi que a postura básica (abraço da árvore) fortaleceu a minha base permitindo um equilíbrio melhor, redução da sensação de cansaço, sono tranquilo, aumento da resistência, há um tempo não tenho gripe, crises de bronquite ou alergias.
Meu rendimento escolar melhorou muito com a prática dos exercícios celestiais tenho melhorado a concentração, compreensão, foco e memória. A meditação me ajudou na mudança da vibração energética e percebo que resolvo as coisas com mais serenidade.
As aulas de sábado são muito especiais porque aprendo filosofia chinesa e com a ajuda do Prof. Tsai corrijo e aperfeiçoo a prática de Tai Chi e Meditação. Além de que realizar os exercícios com o grupo é uma experiência gratificante!
Até a próxima aula!
08/05/2014   Sabrinna Cheng
*Texto elaborado por aluna:Sabrinna Cheng

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s