Relato sobre Capítulo 15 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 22/03/2014

第15章-2兮若冬涉川

Capítulo 15 

Tao Te Ching

Nesse capítulo, Lao-Tsé descreve – com profunda sabedoria e poesia – a conduta do seguidor do Tao. O paralelo entre a prática do tai chi chuan, o treino de energia e a meditação é claro, embora sutil. Muitas vezes é difícil captar o real significado com a nossa mente racional. O Tao, em sua essência, não pode ser explicado com palavras.

 

No início, o autor descreve o ato de atravessar um rio congelado com sutileza, calculando cada passo; caminhando de maneira alerta, mas serena. Ele é “aberto”, como um vale. Prossegue dizendo que mesmo em meio à água turva, o praticante se mantém intacto, cristalino em sua tranquilidade interior.

Professor Tsai lembrou, durante a aula, que muitas traduções do Tao Te Ching não chegaram nem perto do real significado da obra de Lao-Tsé. Não há nenhuma visão do texto, publicada, que atente para o que realmente Lao-Tsé se referia: a essência inclassificável do Tao, ao treino de energia, ao tai chi chuan e à importância de se manter tranquilo diante da vida – bons e maus momentos são parte do Tao, assim como yin e yang em seu eterno alternar. Ambos devem ser encarados com a mesma tranquilidade; devemos nos manter cristalinos mesmo quando imersos em águas turvas.

 

25/03/2014   Betânia da Silva Lins

E-Mail: betania.lins@printeccomunicacao.com.br

*Texto elaborado pela aluna: Betânia da Silva Lins

_____________________________________________________________________

Bem, quando o texto fala em cautela ,tranquilidade mesmo diante de águas turvas, fica muito difícil para nós praticantes ocidentais entendermos, pois na nossa sociedade este tipo de reação é interpretado erroneamente como frieza ,passividade e até fraqueza. Só quando praticamos o Tai Chi e sentimos os benefícios que a prática nos traz, começamos, vejam ,bem ,começamos a entender que encarar os acontecimentos com tranquilidade e agir com cautela diante deles é o que nos faz viver mais sabiamente e com saúde. Este capítulo nos ensina a pensar ,refletir antes de fazermos algo. Sem afobação ,com cautela. Só assim termos uma vida interior cristalina, mesmo em águas turvas.

 26/03/2014   Lilian Garcia Tasaki

E-Mail: lilian.tasaki@terra.com.br

*Texto elaborado pela aluna: Lilian Garcia Tasaki

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s