Relato sobre Capítulo 09 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 19/10/2013

       Vimos na aula do dia 19 de outubro p.p. que é preciso parar e pensar que capitulo09toda a fama, poder e riqueza não nos tornam onipotentes.
        Quantos trocariam tudo o que possuem por uma saúde menos frágil, uma esperança de vida e a tão almejada paz, que tem o significado da hormonia, equilibrio, ordem e liberdade.
        É preciso aliviar a mente do peso de estresse, refletindo sobre quem eu sou, onde estou indo e reavaliar  o meu sistema de valores, não esquecendo que a busca incessante pelo ser e ter, resulta na desarmonia do ser, provocando os mais erroneos valores, tais como a arrogância, possessividade, inveja e ainda o vazio e a insatisfação.
        As pessoas que dão valor ao eu por identificarem-se com os aspectos materiais e externos, criam apegos viciosos. Elas tentam se preencher, mas exatamente o oposto acontece, se tornam mais vazias.
        Os mecanismos da necessidade e da ganância funcionam dessa forma, primeiro há a iluisão do ganho, e segundo, quando este não é realizado, ocorre o desgaste, o empobrecimento ao invés do enriquecimento.
        Quando aprendermos a complementar ao invés de competir , encontraremos a verdadeira paz.
Diva Maria Legnaioli
E-Mail: divaml@uol.com.br
*Texto elaborado pela aluna: Diva Maria Legnaioli
2 comentários sobre “Relato sobre Capítulo 09 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no dia 19/10/2013

  1. MINHA PRIMEIRA AULA DE TAI CHI CHUAN

    No dia 19 de outubro tive a experiencia de participar de uma aula de Tai Chi Chuan ministrada pelo professor Tsai. Fiquei super interessada em como esta arte milenar é desenvolvida, já que essa atividade depende não só de você, mas pela frequencia de sua energia interna.
    Com esta aula aprendi muitas coisas e também fiquei impressionada com o fato de que eu luto Kung Fu, uma arte milenar chinesa, que trabalha com a arte de auto-defesa. Infelizmente, com tantos anos de treino, praticamente desde dos meu 8anos de idade, pude perceber que ao fazer as dinâmicas no Tai Chi, minha pernas tremeram e não pude aguentar por muito tempo. Me levando a conclusao de que o ser humano precisa de um equilibrio, conhecido como o Chi, de acordo com o livro que li, o Chi é uma fonte de energia vital, na qual precisa estar em contante equilíbrio, então, além de ter o físico preparado, o que não é o suficiente, porque assim, meu Chi está em desequilíbrio. Assim, vendo que eu tinha um déficit no meu interior, onde a energia não circulava adequadamente, me levando, a stress e muitas tristezas.
    A parte de que mais gostei na aula foi o capítulo 9 do Tao Te Ching, no qual em poucas e objetivas palavras fizeram com que eu refletisse por bastante tempo. Entendi que temos que levar a vida com leveza, pois nosso “copo” não estará cheio nos permitindo caminhar sem medo de derrubar e tropeçar. Já que da outra forma, se tivermos o “copo”cheio é necessário mais cuidado, não permitindo a enegia fluir.
    Além disso, aprendi que nenhuma riqueza no mundo pode comprar saúde, depois dessa aula, passei valorizar as pequenas coisas e me permitir a novas aventuras.
    Enfim, com certeza aprenderei muito mais nas próximas aulas, assim, me tornarei uma pessoa cada vez melhor!

Deixe um comentário

