Depoimento sobre relato do capítulo 03 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no 24/08/2013

          O  capítulo três do Tao Te Ching enfatiza a necessidade de mantermos a serenidade.  Para tanto é preciso  ficarmos distantes da ambição laotzedesmedida que desestrutura toda uma existência  e nos leva a sentimentos indesejáveis como a cobiça , a inveja e o egoísmo.
          É possivel mantermos pelo exercício diário da meditação o foco no eu verdadeiro, para ficarmos livres de toda a forma de apego ao materialismo.
          É vital o espirito de cooperação para atingirmos o bem comum que é o bem maior da humanidade, sem esperarmos algo em troca .
Texto elaborado pela aluna: Diva Maria Legnaioli
Anúncios

Um comentário sobre “Depoimento sobre relato do capítulo 03 do Tao Te Ching – Aula de Tai Chi no 24/08/2013

  1. Aproveitando comentários da nossa colega Diva, gostaria de compartilhar também sobre o que eu senti ao ouvir a explicação do Prof. Tsai na aula passada.
    As palavras do La Tse neste 3º capitulo do livro Tão Te Ching nos levam a questão de Desapego aos Bens Materiais e Humildade
    Hoje, em de vez de cooperação temos a competitividade , isso é perigoso, pois a competitividade enfraquece o ser humano, tanto fisicamente e espiritualmente querendo sempre mais e mais, sem medir a conseqüência.
    O verdadeiro mestre ou homem sábio esvazia o coração , e enche a barriga, isso mostra a importância da Meditação, quando esvaziamos nossa mente , recolhemos ao nosso interior e concentrando no nosso Tantien, e também através de exercicio de Tai Chi,Tuisho e Chi Kung fortalecermos nossos ossos, isto é, a base do nosso corpo, que são as pernas, quadris e colunas.
    No ultimo parágrafo diz para tomarmos cuidados com astúcia e ganância para que o destino não conspire contra nós , isto é, devemos ter humildade, ou melhor, saber escutar,saber reconhecer nossos pontos fracos, e reconhecer que os outros possuem pontos fortes, no treinamento de Tuisou, vemos claramente essa aplicação na prática.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s