Relato do Tao Te Ching . Capítulo 01 – Aula de Tai Chi Chuan do dia 15/06/13.

A aula deste sábado consistiu em 3 partes:laotse

Na 1ª parte, o Prof. Tsai fez introdução do Tao Te Ching de Lao Tzu.   Disse que Tao Te Ching é uma das obras literárias mais importantes da China, é um livro curto de cerca de 5.000 ideogramas, e que nela contém base de taoísmo e instruções de como fazer meditação taoista para vislumbrar as maravilhas.    Lao Tsu viveu na China há cerca de 2.500 anos e foi contemporâneo do Confúcio.    O Prof. Tsai deu a interpretação do 1° capítulo, que consiste em:

-Tao é uma coisa indescritível

-Tao é a constância

-Como não tem como descrever, denomina o nome Tao para podemos compreendé-lo

-A existência surgiu da inexistência.

-Nesse capítulo, o Lao Tsé nós ensinou a contemplar as maravilhas através da meditação…e contemplar com uma leve intenção no ponto ( Tan Tien).

-Todas maravilhas surgiram através desse segredo.

Na 2ª parte foi feita a recapitulação da seqüência do Tai Chi Chuan, até o passo que já havíamos aprendido no sábado anterior.     Lembrou-nos que basicamente os passos consistem em alternância de peso numa perna e em seguida peso na outra perna, e o sentido do movimento, em alternância de ora para trás e ora para frente.     Ressaltou que para ter o benefício do Tai Chi, devemos treinar exaustivamente os passos, até que consigamos fazer os mesmos automaticamente, sem ter que ficar pensando nos movimentos a fazer.    Assim, ao executar a seqüência, podemos concentrar somente no fluir da energia.

Na 3ª parte foi feito o exercício de Chi Kung, aos pares, onde foi ressaltada a importância do giro do quadril com o ombro.

Texto elaborado pelo aluno: Kinjiro

Anúncios

3 comentários sobre “Relato do Tao Te Ching . Capítulo 01 – Aula de Tai Chi Chuan do dia 15/06/13.

  1. Os 81 poemas do Tao Te Ching interpretadas pelo prof Tsai e relatados pelos alunos, colegas de treinamento estão sendo muito útil para mim. O poema 1 relatado pelo colega Kinjiro fala da obra de Lao Tsé como sendo a base do taoísmo, contendo 5000 caracteres datado de 2500 anos. Fala do Tao indescritível e constante. Trazendo isso para o Tai Chi é a regularidade. Nas minhas impressões é o treinamento diário obedecendo sempre as limitações do corpo. Se começar a doer os joelhos por exemplo, a orientação do professor é de que fui “demais”. Não obedeceu o limite do corpo. “O passo do Tai Chi é a alternância de peso” ” giro dos quadris” tomando consciência gradativamente para não ir “demais” afim de não exceder as limitações do corpo e também para não perder a base, onde qualquer pessoa pode nos tirar do ponto de equilíbrio.

    • English review
      Chapter 1
      Wrote by Kinjiro tell us the work of Lao Tzu as basis of Taoism, containing 5000 characters dating to 2500 years. It says of Tao indescribably and steadily. Tao the Way. Tao the Path. “The Profound Mystery. ”
      “Mother of all Things ”
      Bringing this to Tai Chi is regularity, constancy. In my impressions is the daily training always obeying the limitations of the body. If it starts to hurt the knees for example, Professor Tsai ‘s orientation is that I ”exceed”. I did not follow the limit of my body. Tai Chi movements points is heaviness alteration from one leg to another “turning the hips” gradually becoming aware of the `qi` energy flowing into our body during the moviments
      literally ‘rooting like tree’
      That is because we call qi energy training and also not to lose the base, otherwise anyone can take us from the point of balance.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s