Relato do Tao Te Ching . Capítulo 01 – Aula de Tai Chi Chuan do dia 15/06/13.

A aula deste sábado consistiu em 3 partes:laotse

Na 1ª parte, o Prof. Tsai fez introdução do Tao Te Ching de Lao Tzu.   Disse que Tao Te Ching é uma das obras literárias mais importantes da China, é um livro curto de cerca de 5.000 ideogramas, e que nela contém base de taoísmo e instruções de como fazer meditação taoista para vislumbrar as maravilhas.    Lao Tsu viveu na China há cerca de 2.500 anos e foi contemporâneo do Confúcio.    O Prof. Tsai deu a interpretação do 1° capítulo, que consiste em:

-Tao é uma coisa indescritível

-Tao é a constância

-Como não tem como descrever, denomina o nome Tao para podemos compreendé-lo

-A existência surgiu da inexistência.

-Nesse capítulo, o Lao Tsé nós ensinou a contemplar as maravilhas através da meditação…e contemplar com uma leve intenção no ponto ( Tan Tien).

-Todas maravilhas surgiram através desse segredo.

Na 2ª parte foi feita a recapitulação da seqüência do Tai Chi Chuan, até o passo que já havíamos aprendido no sábado anterior.     Lembrou-nos que basicamente os passos consistem em alternância de peso numa perna e em seguida peso na outra perna, e o sentido do movimento, em alternância de ora para trás e ora para frente.     Ressaltou que para ter o benefício do Tai Chi, devemos treinar exaustivamente os passos, até que consigamos fazer os mesmos automaticamente, sem ter que ficar pensando nos movimentos a fazer.    Assim, ao executar a seqüência, podemos concentrar somente no fluir da energia.

Na 3ª parte foi feito o exercício de Chi Kung, aos pares, onde foi ressaltada a importância do giro do quadril com o ombro.

Texto elaborado pelo aluno: Kinjiro

Anúncios

2 comentários sobre “Relato do Tao Te Ching . Capítulo 01 – Aula de Tai Chi Chuan do dia 15/06/13.

  1. Os 81 poemas do Tao Te Ching interpretadas pelo prof Tsai e relatados pelos alunos, colegas de treinamento estão sendo muito útil para mim. O poema 1 relatado pelo colega Kinjiro fala da obra de Lao Tsé como sendo a base do taoísmo, contendo 5000 caracteres datado de 2500 anos. Fala do Tao indescritível e constante. Trazendo isso para o Tai Chi é a regularidade. Nas minhas impressões é o treinamento diário obedecendo sempre as limitações do corpo. Se começar a doer os joelhos por exemplo, a orientação do professor é de que fui “demais”. Não obedeceu o limite do corpo. “O passo do Tai Chi é a alternância de peso” ” giro dos quadris” tomando consciência gradativamente para não ir “demais” afim de não exceder as limitações do corpo e também para não perder a base, onde qualquer pessoa pode nos tirar do ponto de equilíbrio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s