Aula de Tai Chi no Centro Taoísta do dia 02 de junho de 2013…

Alguns dos tópicos abordados na aula:DSC07192
– A partir dos depoimentos dos alunos, o professor explicou que o treino energético auxilia na auto-regulação do calor do corpo. As mãos, que no início podem se apresentar frias, se aquecem. O calor da menopausa por sua vez pode ser amenizado, também com os exercícios. Foi dado exemplo de pessoas com muitos anos de treino, que, independente do tempo quente ou frio , usavam o mesmo tipo de roupas. Não sentiam necessidade de agasalho, pois mantinham o calor do corpo estável.
– A importância do exercício dos dentes, do nível celestial. Este treino tem relação com a saúde dentária (desde que feito corretamente – uma batida forte, uma batida fraca), e também está ligado à manutenção energética dos rins. Um tipo de exercício que também mostra essa relação de fortalecimento é o de cerrar os dentes no ato de urinar. O enfraquecimento dos rins pode gerar uma série de problemas, incluindo cansaço extremo (fadiga), pernas inchadas e dores lombares.
– Foram ensinados mais alguns passos, dentro da seqüência de 37 movimentos básicos.
(após o último movimento ensinado até aqui, repetir a mesma seqüência invertendo os lados), lembrando que todo movimento deve seguir o princípio de Yin-Yang (cheio/vazio). Quando o peso está concentrado no lado direito do corpo (Yang), o lado esquerdo deverá estar vazio (Yin) e vice-versa. Da mesma forma, quando de um lado há amplitude (Yang), do outro tem de haver recolhimento (Yin)
Durante o exercício, o Professor Tsai demonstrou a relação entre os movimentos e a defesa pessoal, a correspondência do treino energético cansaço do Tai-Chi com a arte marcial.
*Texto elaborado pela aluna Miriam Iwamoto.
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s