Comentários feitos pelo professor Tsai sobre os 10 princípios básicos do Tai Chi Chuan

Comentários do professor Tsai, do Centro Taoísta de Cultivo da Longevidade, sobre “Os 10 Princípios Básicos (The 10 Basic Principles)”. Aula ministrada em 20 de agosto de 2016.

taichi
Tai chi é uma arte sofisticada com muitos estilos e formas diferentes. Apesar das muitas variações de tai chi, o seu poder imenso para melhorar a saúde e energia interior deriva de um conjunto de princípios essenciais. Apresento aqui os mais importantes, os 10 princípios básicos ditados pelo Mestre Yang Cheng-fu, descritos aqui de forma simples e fácil de entender. Tendo-os em mente enquanto você aprender e praticar, você vai ser capaz de praticar um tai chi mais eficaz desde o início.

Comentário:

Professor Tsai elogiou a iniciativa do artigo e enxerga muito valor nessa “codificação” dos princípios básicos em 10 princípios básicos. Mas, alerta para alguns erros de tradução e interpretação. Os alunos, por sua vez, elogiaram as ilustrações – que trazem uma melhor compreensão do texto.

cabeca

1 – 虛靈頂勁: Suspender a cabeça com leveza e sensibilidade: fique ereto e mantenha a cabeça e o pescoço naturalmente eretos com a mente concentrada no topo da cabeça, assim, o espírito (Shen) chegará bem alto. Não se deve usar de força. Se a força é usada, a parte de trás do pescoço ficará rígida, e o sangue e o Chi não serão capazes de circular. Deve haver um sentimento de naturalidade e leve sensibilidade. Sem essa energia sensível no topo da cabeça, o espírito não poderá elevar-se.

Comentário:

Aqui temos as instruções passadas durante o “abraço de árvore”, ou seja, o fio imaginário que puxa o topo da cabeça, lembrando de recolher o queixo. Alongar as costas e “segurar o peito” ao mesmo tempo que se mantém uma leve soltura.

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2 – 含胸拔背:Afundar o peito e alongar as costas: mantenha o peito ligeiramente para dentro o que o capacita a afundar ou submergir a respiração no Tan Tien (baixo ventre). Não deixe o peito para fora (protuberante), pois isto vai fazer com que a respiração torne-se difícil e o topo da cabeça pesado. Isso tende a causar uma instabilidade nas solas dos pés. “Alongando as costas” significa que o Chi permanece nas costas. Se se é capaz de afundar o peito, as costas subirão naturalmente. Se se é capaz de elevar as costas, então a força sairá das costas e se pode vencer qualquer adversário.

Comentário:

Em nenhum momento do nosso treino de energia nos preocupamos com a respiração. Esta, na verdade, é resultado da postura correta no treino de energia. A conexão é muito importante e mantê-la é essencial para que o treino não seja apenas uma coreografia.

3 – 松腰: Relaxar a cintura: A cintura é o controle do corpo. Se a cintura está relaxada, os pés terão força e nossa base estará firme. Todos os movimentos dependem da ação da cintura. Os movimentos desajeitados no Tai Chi Chuan surgem de ações erradas da cintura. Todas as trocas entre cheio e vazio vêm da rotação da cintura. Portanto, diz-se que a cintura é a área mais vital. Se nós perdermos força, devemos procurar a causa na cintura.

Comentário:

Em todas as aulas e treinamento falamos sobre a importância de soltura; de deixar a cintura mais solta para tornar o movimento redondo. É essa forma correta da cintura que permitirá que o próximo passo – o cheio e o vazio – sejam alcançados.

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4 –分虛實:  Distinguir entre o cheio e o vazio: é de suma importância no Tai Chi Chuan distinguirmos entre “Xu” vazio e “Shi” cheio. Se o peso do corpo está na perna direita, então a perna direita está cheia e a esquerda está vazia, e vice versa. Quando conseguimos separar o cheio do vazio, giramos o corpo levemente sem usar força. Se não conseguimos separar, o passo é pesado, rígido e vagaroso, e a posição não é firme, a postura torna-se instável e desfavorável ao equilíbrio.

Comentário:

Dividir o cheio e o vazio, alternando-os durante a movimentação. Esse cuidado é que vai garantir uma postura confortável e relaxada, que resultará na alternância e circulação de energia.
5 – 沉肩墜肘: Relaxar os ombros e soltar os cotovelos: devemos manter os ombros na posição natural e relaxados. Se elevamos os ombros, o chi vai subir com eles e todo o corpo vai ficar sem força. “Baixar os cotovelos” significa que os cotovelos relaxam e pendem para baixo. Se os cotovelos estão altos, os ombros não podem afundar e não podemos mover nosso corpo de forma suave. Então, não seremos capazes de empurrar nossos adversários muito longe, e estaremos cometendo o erro de quebrar a energia.

Comentário:

Na análise do professor Tsai, no item 5 há incorreções. Ao afundar os ombros, o antebraço naturalmente vai descer. É importante, também, não confundir esse relaxamento em uma postura “mole”, sem vida. É necessário manter um vigor que não deve ser associado à tensão ou rigidez.

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6 – 用意不用力: Usar a mente e não a força muscular: Na prática do Tai Chi Chuan todo o corpo está

relaxado. Se nós podemos eliminar mesmo a mais leve das inabilidades que criam obstáculos nos tendões, ossos e vasos sanguíneos, e que restringem a nossa liberdade, nossos movimentos serão leves, ágeis circulares e espontâneos. É extraordinário como nós podemos ser fortes sem usar a força. Os meridianos do corpo são como canais de água na terra. Quando os canais estão abertos a água flui livremente, quando os meridianos estão abertos o Chi passa por eles. Se a rigidez bloqueia os meridianos, o Chi e o sangue serão obstruídos e nossos movimentos não serão ágeis, então se até um cabelo é puxado, todo o corpo será abalado. Se, por outro lado, nós não usamos a força mas a mente, onde quer que a mente vá o Chi seguirá. Dessa forma se o Chi flui sem obstrução diariamente, penetrando todas as passagens no corpo inteiro sem interrupção, então depois de um longo tempo de prática teremos adquirido um poder interno verdadeiro. Isso, então é o que no “Tratado do Tai Chi Chuan” significa -“somente da mais elevada suavidade vem a dureza.” Os braços dos que dominaram o Tai Chi Chuan são como ferro oculto no algodão, e são extremamente fortes. Isto é o que os expertos em Tai Chi Chuan chamam de: “Flexível na aparência, mas poderoso na essência”.

Comentário:

Na análise do professor Tsai, falta dizer que é importante usar a intenção – não usar a força. Chama a atenção para o uso do olhar durante todo o processo, todo o movimento. O olhar suave acompanha toda a alternância de movimentos das mãos.

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7 –上下相隨:  Interligar os movimentos da parte superior e o inferior do corpo: A união ente o baixo e o alto do corpo é o que no “Tratado do Tai Chi Chuan” significa – “ a raiz está nos pés, é dirigida através das pernas, controlada pela cintura, e expressada nas mãos.” Dos pés para as pernas, para a cintura, deve haver um circuito contínuo de Chi. Quando as mãos, cintura e pés movem-se, o espírito (shen) dos olhos movem-se em uníssono. Isso pode ser chamado de “união entre o baixo e o alto do corpo.” Se apenas uma parte não está sincronizada, haverá confusão. Se alguma parte para de mover-se, então os movimentos serão desconectados e cairão em desordem.

Comentário:

Céu e terra se unem. Essa é uma analogia para o movimento sincronizado. Não devemos esquecer que os pés devem “agarrar” o chão, um movimento natural e instintivo. Assim formando o corpo como um uno, chamado 整勁 ( energia dinâmica integrada).

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8 – 內外相合: Harmonia entre o interno e o externo: praticando o Tai Chi Chuan o foco está na mente e na consciência. Assim dizem: “O Espírito (Consciência) é o comandante e o corpo é o subordinado”. Se podemos elevar o Espírito com a mente tranquila, então os movimentos serão naturalmente suaves e graciosos. As posturas não vão além do cheio e vazio, abrindo e fechando. Aquilo que é chamado abrir, significa que não apenas as mãos e os pés estão abertos, mas a mente também está aberta. O que queremos dizer com fechando, também não está limitado às mãos ou pés, mas também devemos ter a ideia de fechamento da mente. Quando o interno e o externo estão unificados como um Chi, não há interrupção em qualquer parte. Quando pudermos fazer com que o de dentro e o de fora se tornem um, a coordenação será completa e a perfeição será atingida.

Comentário:

Dentro e fora devem estar unidos; integrados ao movimento. Os movimentos externos do Tai Chi se comunicam com os orgãos e as vísceras internas através dos meridianos energéticos.

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9 – 相連不斷: Mover-se com continuidade, sem rupturas: No Tai Chi Chuan nós usamos a mente e não a força. Do início ao fim não há interrupção. Tudo é completo e contínuo, circular e infinito. Isso é o que os Clássicos se referem como – “como um grande rio correndo sem fim”, ou “movendo a energia como enrolando a seda de um casulo.” Tudo isso expressa a ideia de unidade como o Chi.

Comentário:

É muito importante que não haja quebra do movimento; que seja sem parar, sem interrupções. Redondo. O Tai Chi representa o movimento contínuo.

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10 – 動中求靜: Buscar a quietude dentro do movimento: no Tai Chi Chuan o movimento é
combinado com a tranquilidade e enquanto se executa os movimentos se mantém a tranquilidade da mente. Na prática da “Forma”, quanto mais lento o movimento, melhores resultados são conseguidos. Isto acontece porque quando os movimentos são lentos, pode-se respirar profundamente e submergir o Chi no Tan Tien (baixo ventre) e isso evita os efeitos nocivos da pulsação elevada, o que produz um efeito suavizante no corpo e na mente. Aprendizes de Tai Chi Chuan irão conseguir uma melhor compreensão de tudo isto, através de estudo cuidadoso e prática persistente.

Comentário:

Ao longo da prática, manter o eixo. Isso significa que mantemos a serenidade do movimento, alcançando a tranquilidade, mesmo em movimento.

 

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CÂNCER DE PRÓSTATA, DOR NO OMBRO, DESÂNIMO, CANSAÇO, SENTIR MUITO FRIO CONSTANTEMENTE, IMUNOLÓGICO BAIXO E ETC.

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Em 2012 fiz cirurgia de câncer de próstata ( Gleason 7), em 2015 teve recidiva e fiz Radioterapia (36 sessões). Atualmente venho acompanhando com Urologista e Oncologista. Por referência de uma colega, que teve ótimos resultados com a aplicação de acupuntura com o Prof. Tsai
( dor no ombro esquerdo + limitação funcional), procurei a consulta com ele e venho recebendo o tratamento há aproximadamente 2 meses, associado a prática de tai chi. E a experiência e que me sinto bem de um modo geral: na disposição do animo, na energia no dia a dia.
Lembro que nas primeiras sessões eu tinha que agasalhar-me com uma manta devido ao frio que sentia; essa sensação paulatinamente foi desaparecendo. E tenho a percepção que vou chegar a um equilíbrio geral, principalmente imunológico

Sou grato ao Prof. Tsai

19/08/2016  F.M.J.M.

EMIAL:fmjm8@hotmail.com

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Fotos da Excursão para Japão ( Hokkaido, Tokyo, Kyoto e Osaka) em Junho de 2016

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Excursão para Japão ( Hokkaido, Tokyo, Kyoto e Osaka) em Junho de 2016
 
 
Demais galeria de fotos:
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Experiências e sensações com a prática de Tai Chi e Tui Sou ( Push Hands) e etc.

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Tenho algumas sensações nestas primeiras fases de vivência. Acredito que no Push Hands esteja a essência do Tai Chi, como se fosse a maneira corporal de explicar os fundamentos taoístas:

Algo em constante movimento e em constante transformação;

Que não força e nem abandona o fluxo natural;

Que instaura a necessidade de escuta de si e do outro;

Que faz com que você esteja presente e inteiro dentro do seu próprio corpo;

Que faz com que a minha expansão seja o recolhimento do outro, e que a expansão do outro seja o meu recolhimento, havendo assim equilíbrio e diálogo nessa relação;

Que pede que você reconheça seus limites e trabalhe para que eles se ampliem – E uma vez que você amplia seus limites, você acaba por ampliar também sua capacidade de se relacionar com o outro.

E tenho sentido que quanto mais aguçados estão esses canais de percepção, mais evidentes ficam as verdades que cada corpo entrega (inclusive o meu). Os lugares onde as pessoas bloqueiam, para onde elas se inclinam, a dificuldade em esperar e receber o tempo do outro; Começo a perceber que por esses movimentos podemos ler muitas informações sobre as pessoas.

E tudo que vivi até agora no Tai Chi obedece aos mesmos princípios. Sinto que nenhum movimento carrega um ponto final. É como se cada movimento completasse seu ciclo completamente, mas ao chegar na sua última gota, imediatamente ele é “costurado” no próximo, sem deixar espaços de desconexão. –  Assim como no Push Hands, e assim como no fim do dia e no começo da noite. O Sol completa sua função a cada dia, mas não há ponto final e o início de um novo parágrafo para que a noite chegue. Tudo se costura em harmonia.

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 Sobre o meu processo de desenvolvimento, desconfio neste momento que eu perca muita energia não só pelo desgaste físico das minhas atividades diárias, mas por estar há muitos anos trabalhando minha mente num fluxo invertido de energia, e portanto é esse fluxo que me é familiar. É muito fácil cair nele novamente. Por isso a necessidade de constância nos treinos é fundamental, para que eu me familiarize com o fluxo natural, passando a me reconectar com mais facilidade, até que isso seja mais simples. Mas ainda sinto muita dificuldade em me manter conectada por um longo tempo depois dos treinos.

E também percebo que sou bastante insegura e desconfiada das minhas próprias sensações, porque algumas vezes me vi calada diante do espaço que o Professor oferece para que os alunos comentem suas experiências, achando que eu não tinha nada para contar. Mas depois eu ouço as outras pessoas e reconheço na experiência delas aquilo que eu também vivenciei mas não acreditei. Como se fosse mais fácil confiar nas minhas sensações depois que elas já foram legitimadas nas palavras de outras pessoas. Essa ficha me caiu na aula anterior, e acho que ter percebido isso vai destravar algum lugar importante para mim.

Eu tenho sentido mais claramente a conexão pelo topo de cabeça, e parece que consigo ajustar meu pescoço de uma forma que eu sinta a passagem de energia livre para que ela desça nesse caminho. Recentemente o abraço de árvore ganhou muito mais brilho, e na última aula eu senti um aquecimento maior do que das outras vezes. Antes parecia que só as mãos esquentavam, e agora parece um calor mais profundo, no peito e nas pernas.

Na meditação eu tenho dificuldade em encontrar o Lin Tai, mas fazendo o exercício do reforço eu consigo percebe-lo mais facilmente, depois que a energia sobe por traz da coluna e chega até ele. Quando eu consigo me conectar na meditação, a sensação depois é de um silêncio interno mais denso, e só por uma única vez eu tive a sensação de um grande clarão e a sensação de uma queda, e nesse dia eu adormeci logo em seguida sem nem lembrar de colocar o despertador. Mas a minha desconfiança das minhas próprias sensações me deixou a dúvida se isso era uma boa conexão ou um sono profundo.

De duas semanas pra cá eu comecei a sentir uma leve alteração na lombar, como se começasse a ter algum espaço pra fluir alguma energia que não passava há mais de dez anos, desde as minhas lesões mais sérias. Acho que é como se essa região começasse a “respirar” um pouco mesmo.

Olhar para dentro tem sido um desafio e eu sei que é a única porta por onde eu posso entrar para acessar o caminho.

As aulas que tenho dado tem servido para clarear muito minhas ideias, porque faço conexões na minha cabeça e preciso verbaliza-las. O que eu digo para os alunos eu também estou dizendo a mim. E eu me sinto útil em poder ser o meio para apresentar para eles essas ferramentas que também estou começando a aprender a manusear agora.

 

10/05/2016  Flávia Lucato Castardelli

 

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Acupuntura, Tai Chi, Friorenta, insônia,equilíbrio físico e mental, etc.

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No primeiro contato com o prof Tsai, apesar de não ter uma perda importante da saúde, sabia que não gozava de um grande vigor físico e nem tinha o equilíbrio emocional que desejava.

Já havia tentado praticar corridas, porém nunca conseguia dar continuidade – aparecia algum problema de saúde que impedia. Agora entendo o porquê. Não era natural. Aprendi que tudo na vida deve ser natural e, na meia idade que me encontro, a perda de energia é maior que na juventude. Devemos, pois aprender a economizar e não desperdiçar energia.

Tenho a convicção de que os exercícios de tai chi e meditação podem proporcionar saúde duradoura, além de ter o “poder de cura” para vários desequilíbrios físicos e emocionais. Para isso, o treino diário é essencial. Nunca mais peguei gripe ou resfriado e quando aparece uma dor aqui ou ali, sinto que a capacidade de recuperação é mais rápida.

Experimentei umas poucas sessões de acupuntura também e observei uma melhoria na qualidade do sono e na circulação periférica (antes, no inverno a sensação de frio era muito intensa).

Poderia continuar com as sessões de acupuntura porém, entendi que com a constância nas aulas de tai chi e meditação e treinos em casa, poderia manter a minha saúde.

Acredito que nesses poucos anos de convívio, o aprendizado tem sido enorme. E, alguns têm sido meus lemas diários, como:

  1. Não ter pressa; tudo no seu devido tempo;
  1. Respeitar o momento do outro, bem como as suas escolhas;
  1. Fortalecer a base, ter um bom alicerce, como as raízes de uma árvore;
  1. Refletir em cada situação indesejada com sinceridade, humildade e bom coração;
  1. Treinar o desapego;
  1. Respeitar e ter gratidão pela mãe natureza;
  1. A constância leva à perfeição, ao verdadeiro.

Os exercícios de tai chi e meditação são um aprimoramento do nosso coração e da nossa alma. E, de fato, muitas pessoas de meu convívio, relatam uma maior tranquilidade e serenidade nas minhas atitudes. Houve uma época que tinha muita pressa e ansiedade para tudo. Agora, bem menos.

Não tenho dúvida que o nosso corpo tem capacidade de cura infinita, mas para isso, teremos que ter merecimento. O professor Tsai compartilha semanalmente os seus conhecimentos, nos ensinando o verdadeiro caminho do TAO. Cabe a nós retribuirmos essa dedicação, esse amor ao próximo, mantendo a constância nos treinos e compartilhando a outros essas experiências e conhecimentos.

Ao professor, expresso a minha profunda gratidão por tantas oportunidades de aprendizado.

 

16/04/2016  Iracema Ioco Kikuchi Umeda

E-Mail: iikumeda@hotmail.com

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Tai Chi, Hiperidrose, ansiedade, irritação, dores nas costas, dor de cabeça e etc.

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Segue relato das minhas percepções desde o início das sessões de acupuntura e, mais recentemente, da acupuntura combinada com o tai chi e meditação.
Procurei a acupuntura pois minha cunhada estava fazendo o tratamento com o senhor, devido a uma alergia. Ela mencionou que a acupuntura poderia ajudar a minimizar a minha hiperidrose.
Ela mencionou (ou eu associei) que a melhora da hiperidrose se daria como consequência de algum tipo de equilíbrio, o que me chamou a atenção.
Durante o mês em que fiz as sessões de acupuntura, senti pouca diferença nas duas primeiras semanas, mas posteriormente tive ciclos de serenidade e irritação.
Quando comecei a participar das aulas de tai chi, senti os mesmo efeitos que senti durante as sessões de acupuntura, mas em menor intensidade.
Ainda sou iniciante na prática de tai chi, pois iniciei os treinos há 3 meses, mas já tenho sentido os benefícios das aulas, associados às sessões de acupuntura e à prática de meditação.
Ainda tenho os ciclos de serenidade e irritação, mas parece-me que os ciclos de serenidade têm prevalecido.
A hiperidrose, de fato, diminuiu, assim como as dores nas costas e a dor de cabeça que eu costumava sentir.
Tenho me sentido mais serena e em harmonia com as pessoas ao meu redor.
Agradeço pelos ensinamentos que tem passado nas aulas de tai chi.
Atenciosamente,
11/04/2016    Cristina Akiko Inamura

RELATO DOS TREINOS DE ENERGIA NA AULAS DE TAI CHI, CHI KUNG, MEDITAÇÃO TAOÍSTA E TAO TE CHING NO CENTRO TAOÍSTA

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Gostaria de compartilhar minha experiência na prática do tai chi. Desde o primeiro contato, senti uma sutileza e uma profundidade que não sabia ao certo explicar. Encontrei algo que me tocou e que me encantou pela simplicidade e suavidade. Esta se revela constantemente nos movimentos, os quais não geram dores ou desgaste. De forma muito suave e gradativa, nos conecta ao nosso eixo interior, à verdade e nos recarrega energeticamente. Aos poucos, minha base foi fortalecendo-se, a saúde ficou mais estável, o sono melhorou, o corpo naturalmente ficou mais hidratado e não há mais eventuais dores de cabeça. Noto a sedimentação das impurezas que carregava, elas estão descendo aos poucos, dando lugar a mais tranquilidade e equilíbrio.

Não tinha conhecimento deste treino de energia. A prática que o prof. Tsai nos ensina vai nos preparando para a conscientização de nossa energia interna e externa. Desta forma vamos aprendendo a lidar com ela, bem como à economiza-la, o que para mim foi muito importante, pois tendo a passar dos limites. Também presto mais atenção nos excessos e nas faltas no dia a dia.

Os benefícios do tai chi, chi kung , meditação taoista e os capítulos do Tao Te Ching, podem ser percebidos assim que se começa. É uma vantagem a prática em casa. A constância diária nos permite cuidar da nossa energia além de crescer um pouquinho a cada dia. Tenho constatado o quanto o abraço da árvore tem ajudado algumas pessoas ao meu redor.

A meditação é detalhadamente guiada pelo Professor e as dúvidas vão sumindo, dando lugar à segurança. Tudo é realizado devagar com suavidade e respeitando o ritmo individual. Difícil descrever a sua importância, pois só passando por este caminho para realmente compreender o seu significado. E este constatei ainda mais quando parei de escrever esse texto devido a uma gripe forte. Adiantei a sessão de acupuntura e pude perceber que o benefício foi imediato. Ajudou muito no desbloqueio energético e na diminuição dos sintomas. No dia seguinte tive uma experiência muito interessante na meditação. No dia em que nada esperava, um realinhamento aconteceu. É na verdadeira entrega que o vazio e o inesperado acontece. A clareza interna ganha nitidez, a verdade brota no coração e mergulha-se no berço dessa energia divina. A gratidão que sinto por essa dádiva é grande.

Os capítulos do Tao Te Ching ajudam não só no treino de energia, mas também se tornou para mim uma bússola nas vivências diárias. Suas palavras ressoam e me levam constantemente a uma reavaliação interna. É possível percebê-lo em Tudo. Nesse processo, a força do ego vai dissolvendo-se dando lugar ao Amor, ao simples, à aceitação, a humildade e ao profundo respeito e gratidão.

Enfim, o Tao é um caminho para o Amor e através deste nos enriquece sutilmente. Quando conectados nos lapidamos interiormente. Nem sempre percebemos a teia tênue e delicada, mas Ela se Manifesta mansamente em Tudo e Todos.

Tenho muito a aprender, mas fico feliz de estar nesse caminho e agradeço muito o Prof. Tsai por nos ensinar com tanto amor e dedicação essa linda missão e lição de vida !!!! Obrigada ao grupo por essa ligação energética na troca de crescimento e obrigada a Huang sempre atenta e delicada!

 

18/03/2016     Kátia Rodriguez Richieri

E-Mail:  katia@richieri.com.br

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